Tudo que você não sabia sobre o dia de finados.

 Dia de finados o que é ? 10 melhores frases .


Mais afinal o que realmente é o dia de finados ou dia das almas ?


É celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.


Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. 


Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. 


Dia de finados o que é ? 10 melhores frases .




No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. 


A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e é suportada por uma prática de quase dois mil anos.


O sepultamento dos mortos nas igrejas ou nos seus imediatos arredores permitia à comunidade sentir a continuidade da presença dos seus entes queridos na proximidade das suas vidas terrenas, ajudando a cimentar o conceito da Igreja enquanto comunidade peregrina (os vivos), sofredora (as almas em purificação no Purgatório) e triunfante (as almas santas no Paraíso). 


Se o dia de Todos os Santos celebrava estes últimos, principalmente os santos anónimos, o dia de Fiéis Defuntos honrava as almas do Purgatório e por estas eram oferecidas orações e sacrifícios particularmente neste dia.


Após a Reforma Protestante, a celebração do Dia de Finados foi fundida ao da Festa de Todos os Santos na Igreja Anglicana, posteriormente desmembrada no século XIX. A observância da comemoração foi restaurada em 1980 a data como "festividade menor" intitulada "Comemoração dos Fiéis Defuntos".


Para a Igreja Metodista, são santos todos os fiéis batizados, de modo que, no Dia de Todos os Santos, a congregação local honra e recorda seus membros falecidos.


Ao redor do mundo.


No interior da Itália, por exemplo, é comum que, quando um parente morre, familiares afixem no portão da casa um aviso fúnebre - muitas vezes decorado com fitas e ilustrado com uma fotografia do falecido, além de um texto semelhante aos anúncios de obituário de jornal.


Já a celebração de Finados mais famosa, sem dúvida, é a que ocorre no México. "É uma cerimônia bastante conhecida. Eles promovem um momento de encontro entre os vivos - que vão celebrar, visitar e honrar seus mortos nos cemitérios", explica Franco. "Há varias comidas que são próprias dessa época, comportamentos que são esperados... É muito bonita como cerimônia."


Alegria também está presente no rito fúnebre de Bali. Lá, o mais comum é que os mortos sejam cremados. E a cerimônia é acompanhada por uma grande festa em honra ao falecido.


Conhecida por ser a capital do jazz, Nova Orleans, nos Estados Unidos, tem também um ritual fúnebre embalada pelo gênero musical. Trata-se de uma procissão fúnebre que mescla tradições africanas, francesas e afro-americanas. Conduzidos por uma banda, os enlutados alternam entre alegria e tristeza. É uma celebração catártica, que procura evocar bons momentos vividos pelo morto.


Comunidades budistas da Mongólia e do Tibete acreditam ser necessário devolver o corpo à natureza, para que a alma siga em frente. Assim, têm o costume de cortar o defunto em pedaços e, então, depositá-lo no alto de uma montanha - para que abutres façam o trabalho.


Nas Filipinas, diferentes grupos étnicos lidam de forma diferente com a morte - e com as práticas funerárias. Os integrantes da cultura Itneg têm o hábito de vestir os defuntos com as melhores roupas, sentarem-no em uma cadeira e colocar um cigarro aceso em sua boca. Benguet, por sua vez, vendam os mortos e os velam ao lado da entrada principal da casa. Já os Caviteño sepultam os mortos fazendo de um tronco oco de árvore o caixão. Os Apayo enterram os mortos sob o chão da cozinha.


Em Madagascar, por sua vez, persiste o costume de um ritual chamado "farmadihana". Trata-se de uma celebração, que ocorre geralmente a cada sete anos, em que familiares exumam os restos mortais de seus entes queridos, pulverizando os ossos com vinho ou perfume. Uma banda acompanha a cerimônia - que ocorre de forma feliz.


Em Gana, é costume que o morto seja enterrado em caixões que representem o que ele fazia em vida - do trabalho aos hobbies. Executivos, por exemplo, podem ser sepultados em sarcófagos em forma de carros de luxo; um fotógrafo pode ser enterrado em uma câmera fotográfica gigante; um pecuarista, em um caixão que represente uma vaca.


Dia de finados é feriado?


Sim, o dia 2 de novembro é decretado feriado em comemoração ao Dia de Finados.


Como um afago no coração deixarei as mais belas mensagens para este dia tão triste para muitos .


1 - Como se consegue conviver com a saudade,

esta sempre faltando algo,

esta sempre faltando você.

Vazio que não se preenche.

Dor que não se supera.

Amor que nunca se acaba.

Suelen S Langner


2 - A cada ente querido e amigo que se vai, nos tornamos enfraquecidos, não por sermos pessoas fracas, mas por estarmos perdendo a raiz que nos prende à vida terrestre.

Lmagari


3 - Não espere alguém ir embora para expressar o quanto significava para você, expresse seu amor enquanto a pessoa ainda se encontra com vida.

F.Black


4 - O tempo não apaga as marcas, alguma coisa dentro de nós as faz parar de doer, aos poucos nos acostumamos com a dor, em noites frias rostos estranhos perturbam e violentam nosso sono, sei que marcas são só marcas, mas as vezes a ferida se abre e não há nada que a faça sangrar.

Fabiano Vilhete


5 -  "A morte roubou-lhe o que é efêmero e deixou a saudade e assim vejo teu rosto cinzelado no vento da minha imaginação"

Emilsen Lemes


6 - Ela se foi sem nem mesmo dizer adeus, meu belo anjo bateu as asas e voou, sentirei muitas saudades, mas foi o desejo dela, ela se foi, levando o meu coração ♥

Dark Demon


7 - E quando as nuvens na noite desencobrir as estrelas

eu com certeza vou te ver distante de mim

mais brilhando com tal intensidade que parecerá estar diante de meus olhos.

Março foi teu nascimento para no mesmo mês ressurgir como uma estrela no céu.

Gilberto Martini Refatti


8 - " A sua partida tão inesperada e repentina só deixou para trás meu sofrimento e a esperança de um dia poder te reencontrar."

Nespol


9 - Você deixou a longa estrada, vazia, a família incompleta, em nossa memória você está decorando tudo o que é belo, você é uma linda luz, que nasceu e repousou em todos nós, seu choro ao nascer foi o som mais lindo emitido pela vida. E o seu silêncio, nos deixou essa eterna saudade.

Dan cliver


10 - A saudade é um vazio cheio de tudo...

Saudade de tantos momentos, tantas pessoas amadas que não estão mais aqui e ao mesmo tempo, nunca deixaram de estar, nas memórias e dentro do coração. No fim, somos as lembranças que deixamos...

Roger Stankevicz


Obrigado por chegar até sei que seu tempo é  muito valioso .


Você tem algum ente querido  que trás saudade deste dia? comente ai pra gente relembrar essas pessoas especiais .


FONTE  Wikipédia



    

Postar um comentário

Deixe seu comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem