BNCC Arte- Unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades

ÁREA DE LINGUAGEM -Arte- Unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades

Oi, professores!

Organizamos uma das Áreas de linguagem do fundamental I ( anos iniciais) em suas respectivas unidades temáticas e listamos os objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Curricular Comum- BNCC

Esperamos que este post ajude em seu planejamento.

Recomendamos que você veja antes esta vídeo aula sobre as 4 ÁREAS DE CONHECIMENTO  da Base Nacional Curricular Comum- BNCC

ÁREA DE LINGUAGEM -ARTES 
BNCC Arte- Unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades
BNCC Arte- Unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades
Unidade temática - Artes Visuais

Objeto de conhecimentoContextos e práticas

Habilidade:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Objeto de conhecimentoElementos da linguagem

Habilidade:

 (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

Objeto de conhecimentoMatrizes estéticas e culturais

Habilidade:

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.


Objeto de conhecimentoMaterialidades 

Habilidade:

 (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Objeto de conhecimentoProcessos de criação

Habilidades:

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.


(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Unidade temática:  DANÇA

Objeto de conhecimento - Contextos e práticas

Habilidade-(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

Objeto de conhecimentoElementos da linguagem

Habilidades:

(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.


(EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Objeto de conhecimentoProcessos de criação

Habilidades:


(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.

(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Unidade temática: Música

Objeto de conhecimentoContexto e práticas

Habilidade:

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

Objeto de conhecimentoElementos da linguagem

Habilidade:

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Objeto de conhecimentoMaterialidades

Habilidade:

(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.


Objeto de conhecimentoNotação e registro musical

Habilidade:

(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

Objeto de conhecimentoProcessos de criação

Habilidade:

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Unidade temática: Teatro

Objeto de conhecimentoContextos e práticas

Habilidade:

(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

Objeto de conhecimentoElementos da linguagem

Habilidade:

(EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

Objeto de conhecimentoProcessos de criação

Habilidades:

(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.

(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.

Unidade temática: Artes integradas

Objeto de conhecimentoProcessos de criação

Habilidade

(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.


Objeto de conhecimentoMatrizes estéticas culturais

Habilidade

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Objeto de conhecimentoPatrimônio cultural

Habilidade

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Objeto de conhecimentoArte e tecnologia

Habilidade

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Veja também:

Competências Específicas Linguagens e Língua Portuguesa 


Post a Comment