15 Planos de Aula Dia do Índio

15 Planos de aula para trabalhar cultura indígena brasileira longe dos estereótipos 


Todos os anos comemoramos em 19 de abril o dia do índio no Brasil e  cada vez mais refletimos sobre o que devemos ou não trabalhar em nossas escolas nesta data. Existe muita crítica no modo como o dia da celebração à cultura dos povos indígenas é tratado em sala de aula e isso se dá devido a forma como muitos resumem a data comemorativa à pintura dos rostos das crianças, construção de arcos, flechas e cocares ou mesmo à cantorias com direito a bater na boca e fazer barulho que acabam por mostrar para os pequeninos um indígena estereotipado o que nem de longe é o ideal dentro da escola.

15 Planos de aula para trabalhar cultura indígena brasileira longe dos estereótipos

A cultura indígena em sua riqueza precisa ser valorizada e respeitada e para isso é preciso repensar a forma como planejamos o ensino dela. Foi pensando nisso que resolvemos trazer até o site algumas sugestões de aulas muito interessantes do PORTAL DO PROFESSOR MEC, deste modo veremos como muitos professores têm trabalhado o tema DIA DO ÍNDIO de forma apropriada em suas salas de aulas.

 1- PLANO DE AULA TRABALHANDO A CULTURA INDÍGENA - professora Livia  Fagundes Neves
2- 12 PLANOS DE AULA A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA CULTURA BRASILEIRA com a professora Leila Floresta
3- A cultura indígena ontem e  hoje - professora Luciana Gomes
4- Jogos dos povos Indígenas - professor Marcelo Inocêncio Pereira

Se você deseja contribuir com seus planos de aula nos envie o arquivo no zap ( 4797700353)  para que possamos enriquecer o conteúdo do site e ajudar mais colegas.

Post a Comment