Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro, é o livro mais vendido do país

 Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro, é o livro mais vendido do país.

O livro mais vendido no Brasil atualmente é de uma mulher preta falando sobre racismo. 

A filósofa Djamila Ribeiro chegou ao primeiro lugar na lista de não ficção com seu “Pequeno Manual Antirracista” (que de pequeno só tem o tamanho) e parece que não vai sair tão cedo dos primeiros lugares. A obra, lançada no fim do ano passado, já ocupa o topo do ranking há cerca de duas semanas.

Pequeno Manual Antirracista’, de Djamila Ribeiro, é o livro mais vendido do país
Pequeno Manual Antirracista’, de Djamila Ribeiro, é o livro mais vendido do país


O manual reflete sobre os privilégios adquiridos pela opressão com base na cor da pele. A partir da definição dos conceitos de branquitude e negritude, ela ensina dez lições que devem ser aprendidas por pessoas brancas em uma tentativa de diminuir o racismo estrutural. Outros dois livros de Djamila, “Lugar de Fala” e “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”, também têm aparecido nas listas.

FALA DA PRÓPRIA  Djamila Ribeiro

“Quem me acompanha há algum tempo sabe do meu compromisso para a ampliação das vozes negras, nos mais diversos formatos. A realidade não é natural e, nesse sentido, precisamos interpretá-la e seguir fazendo uma disputa de consciência. Antirracismo é prática diária e todas nós temos muito para aprender e construir”, escreveu a autora em suas redes sociais. 

Ao lado de “Pequeno Manual Antirracista”, há outras obras escritas por autores pretos ou com temática da história dos negros no Brasil. Entre elas: “Minha História”, biografia de Michelle Obama, “Escravidão — Volume 1”, de Laurentino Gomes, “Mulheres, Raça e Classe” e “Educação e Libertação” (15º), ambos de Angela Davis, além de “Racismo Estrutural” de Silvio Almeida.

VEJA O INSTAGRAM DELA AQUI 


LEIA TAMBÉM - Saiba tudo sobre zumbi dos palmares.

                                 Poesia consciência negra

                                Menina bonita do laço de fita

Post a Comment