De professora a primeira Dama dos EUA: Conheça Jill Biden

Jill Biden , de professora a primeira Dama dos EUA


Hoje quero lhes apresentar este exemplo de mulher, guerreira, lutadora e com um amor pela educação incomparável. Como diz aquele ditado: por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher!

Quem é Jill Biden:

Jill se formou pela Universidade de Delaware em 1975 e começou sua carreira como professora substituta em escolas públicas locais e em um hospital psiquiátrico. Mais tarde, ela obteve dois diplomas de mestrado – um em leitura e outro em inglês – enquanto trabalhava e criava a família com Joe.

Jill Biden , de professora a primeira dama dos EUA
Jill Biden em vídeo feito na escola de Brandywine e exibido no segundo dia da Convenção Nacional Democrata, em agosto de 2020 — Foto: Convenção Nacional Democrata/Pool/Reuters


Durante 15 anos ela foi professora de redação na faculdade comunitária Delaware Technical & Community College.

Ela era conhecida por se juntar ao marido na campanha eleitoral apenas nos finais de semana, quando não estava dando aulas. Entre as paradas, ela corrigia provas a bordo do ônibus da campanha enquanto passava por diferentes estados dos EUA.

Jill está sempre corrigindo provas”, disse a ex-primeira-dama Michelle Obama durante entrevista à People Magazine em 2016.

Jill Biden , de professora a primeira dama dos EUA
ABRIL/2009: Jill Biden e Michelle Obama durante cerimônia do então presidente dos EUA, Barack Obama, em homenagem ao professor nacional do ano de 2009, Tony Mullen, no Rose Garden da Casa Branca, em Washington — Foto: Saul Loeb/AFP


Durante o período que o marido esteve na vice-presidência dos EUA, Jill continuou trabalhando como professora de inglês na faculdade comunitária Northern Virginia Community College.

Frase de Jill Biden:

"Ensinar não é o que eu faço. É quem eu sou", tuitou antes de seu discurso na convenção democrata.

Posteriormente, em entrevista recente à rede CBS News, ela disse que gostaria de voltar a dar aulas mesmo com Joe eleito presidente.

“Se chegarmos à Casa Branca, vou continuar a ensinar”, disse ela. “É importante e quero que as pessoas valorizem os professores, saibam suas contribuições e estimulem a profissão”.

Primeiros anos e casamento com Joe:

Nascida em Nova Jersey, Jill passou a maior parte de sua infância na Pensilvânia com suas quatro irmãs mais novas e seus pais. Seu pai, Donald, trabalhava como caixa em um banco enquanto sua mãe, Bonny, era dona de casa.

Depois de concluir o ensino médio, ela chegou a cursar merchandising de moda, mas desistiu e decidiu se graduar em inglês na Universidade de Delaware. Ela frequentou a faculdade com seu primeiro marido, Bill Stevenson, de quem se divorciou em 1975.

Jill chegou a fazer trabalhos como modelo (título que ela rejeita) para uma agência. “Eu devo ter feito cinco trabalhos que pagam, tipo, 20 dólares”, disse em entrevista à revista Vogue em 2008. "Mas eu não era modelo”, insistiu.

Joe Biden ficou encantado ao ver uma foto de Jill em um anúncio colocado em um ponto de ônibus. O número de telefone de Jill não estava listado, mas Frankie, irmão de Joe, conseguiu por meio de um amigo. Os dois, então, marcaram um encontro.


A reação dela no primeiro contato com BIDEN 

"Eu estava no último ano e namorava caras de jeans, tamancos e camisetas", disse Jill. "E ele veio até a porta com um paletó esporte e mocassins, e pensei: 'Deus, isso nunca vai funcionar, nem em um milhão de anos'”.

Joe e Jill se casaram dois anos depois, em 1977. A nova primeira-dama dos EUA ajudou o marido a criar os dois filhos de um casamento anterior.

Em 1972, Joe havia perdido sua primeira esposa Neilia e sua filha de um ano, Naomi, em um acidente de carro. 

Ele quase desistiu da carreira política como senador de Delaware para cuidar dos filhos Beau e Hunter, que escaparam do acidente com ferimentos graves, mas foi convencido do contrário por alguns de seus colegas.


Palavras de Joe Biden:

“Ela me devolveu a vida”, escreveu Joe em seu livro de memórias “Promises to Keep”, publicado em 2007. “Ela me fez começar a pensar que minha família poderia estar inteira novamente.”

Quatro anos mais tarde, em 1981, nasceria Ashley Blazer, a primeira filha do casal.


Sem dúvida é uma bela história que merece ser espalhada aos quatro cantos do mundo.






Post a Comment