Projeto de Leitura e Escrita Gênero Textual Carta

Projeto Momentos do Coração

Projeto de Leitura e Escrita Gênero Textual Carta



Introdução: A carta foi durante muito tempo um dos melhores, se não melhor meio de comunicação entre os indivíduos, fosse em caráter social, administrativo, comercial ou pessoal. Hoje em dia, porém muito poucas pessoas fazem uso deste recurso devido ao crescente avanço tecnológico nos últimos anos.

O correio eletrônico é de tal modo eficaz e tem o poder de colocar-nos em contato com o outro tão rapidamente que acaba por tornar a carta um meio de comunicação um tanto quanto desnecessário, obsoleto ou simplesmente dispensável.

Apresentamos o projeto Momentos do Coração que visa não apenas a comunicação entre os colegas através de carta escrita, mas o respeito mútuo, o contato direto com costume quase esquecido, o aperfeiçoamento da leitura e escrita de nossos alunos bem como a manifestação artística presente nos cartões postais que confeccionaremos durante o período de seu desenvolvimento. Esperamos com isso promover um estreitamento entre família, aluno e colegas de classe proporcionando-lhes a emoção que outrora sentíamos ao receber uma carta escrita de próprio punho por alguém que amamos ou que passaríamos a amar em convívio diário.

Justificativa:

Sabendo que o stress e correria da vida moderna vêm fazendo com que as pessoas desenvolvam muito pouco o hábito de escrever à seus entes queridos e quando o fazem é somente por meio de recurso tecnológico que utiliza a escrita de forma compreensível , porém “inadequada”, causando assim certa deficiência na área da leitura e escrita. Pensando nisso desenvolvemos o projeto Momentos do Coração no intuito não somente de sanar os problemas acima citados, mas também de promover a harmonia no âmbito escolar tornando- o assim um ambiente propício à troca de gentilezas entre os colegas através de um recurso quase esquecido, mas muito importante em tempos não muito distantes.

Objetivo Geral: Proporcionar através da leitura de cartas estreitamento de laços entre os alunos, colegas e familiares, desenvolver a escrita e o processo cognitivo, bem como trabalhar a assimilação e compreensão daquilo que for lido em todo o período.


Objetivos específicos


  • Produzir texto coerente
  • Confeccionar cartões e envelopes
  • Debater sobre a importância dos meios de comunicação
  • Desenvolver o hábito de ler
  • Proporcionar ao educando momentos de prazer
  • Estreitar laços entre o aluno e seus familiares
  • Diagnosticar problemas de escrita
  • Promover a interação e comunicação da turma


Abertura


O projeto terá sua abertura no início da semana com apresentação de slide sobre a forma que as antigas civilizações se comunicavam e o importante papel da carta em seu desenvolvimento. Na oportunidade será apresentado mascote do projeto Ursinho Mensageiro que contará uma história fictícia aos alunos (faça uso de fantoches pra isso) e lhes entregará uma cartinha escrita a mão e assinada por sua professora falando-lhe de sua importância em sua vida .

Ao final será distribuído a cada aluno 20 papéis de carta que deverão ser utilizados durante o projeto.

Deverá ser informado ao aluno que em cada dia ele deverá escrever uma carta e depositar na caixa previamente preparada pelo professor disposta em espaço especial em sala de aula. Nela deve conter todas as informações inclusive o nome do remetente (cartas sem remetente serão desconsideradas) e seladas com selinho especial devidamente preparado para o projeto.

As cartas deverão ser escritas de próprio punho e poderão ser abertas pelo moderador (professor) para evitar o uso de palavras impróprias.

O professor poderá optar por fazer o painel de sua turma com um envelopão ou colocá-lo no pátio da escola para que todos possam colocar suas cartas.



Estratégias


* Escrever uma carta a seus pais ou responsável agradecendo-lhe pela vida.

As cartas serão recolhidas e enviadas pelo correio pelo professor ou levadas por um mensageiro a cada casa.

* Os alunos confeccionarão cartões postais de lugares onde gostariam de ter VISITADO e endereçá-lo a um de seus colegas


Obs: Poderão recortar imagens e colar em cartolina ou simplesmente desenhar


  • Escrever a um de seus colegas sobre aquilo que admira nele.
  • Confeccionar envelopes com papel reciclado
  • Escrever poesias sobre amizade
  • Montar junto ao professor painel de cartas da turma.
  • Trazer à escola antigos cartões de datas especiais guardados pelos pais
  • Promover sorteio em determinado dia para que os alunos troquem correspondência não apenas com aqueles que escolher.
  • Troca de selinhos ( cada vez que um aluno receber uma carta ele deverá agradecer seu colega colando em sua cartela um adesivo anexado ao projeto.
  • Pesquisar valores de envio de cartas
  • Enviar cartas a alunos de outras turmas
  • Escrever cartas aos professores e direção
  • Escrever carta em agradecimento aos funcionários da escola ( merendeira, faxineiros etc ..


Público Alvo: Alunos do 1° ao 5° ano

Duração: 5 dias
Fechamento
Exposição de cartas, cartões, envelopes e premiação do aluno que recebeu mais selinhos


Post a Comment